top of page

Segmentos

Educação Infantil

O processo educativo começa muito cedo.

Assim que nasce, a criança passa a construir sua identidade e a constituir sua personalidade. Por isso, os maiores especialistas em Pedagogia infantil recomendam que a criança comece a frequentar a escola desde muito jovem, porque dessa forma ela passa a relacionar-se com outras crianças e a experimentar situações que não viveria em casa.​

Cabe à escola, porém, priorizar o que é mais importante: as necessidades dessa faixa etária. E isso implica não apenas cuidar, mais promover uma educação que estimule a imaginação e a expressão corporal, bem como atividades que contribuam para a construção de significados e interpretações, experiência que, sem dúvida alguma, terá grande influência nos próximos anos, durante o processo de alfabetização.

 

Na COOEPS, a Educação Infantil se desenvolve sobre quatro linhas, permeadas pela afetividade: a pesquisa, que proporciona a descoberta do mundo, a interação com a realidade e a iniciação ao pensamento; as histórias, que estimulam o prazer de escutar, imaginar, interpretar e contar; a arte que desenvolve sensibilidade e criatividade; e os a jogos, que promovem o raciocínio lógico.

Fundamental Anos Iniciais

Até pouco tempo, inteligente era quem possuía habilidades de cálculo ou raciocínio. Hoje sabemos que o conceito de inteligência vai muito além. Se for importante desenvolver e aprimorar as inteligências básicas, é fundamental abrir o leque de possibilidades, despertando o aluno para novas habilidades e permitindo a ele encontrar aquelas com que mais se identifique.

 

No Ensino Fundamental, isso se dá de diversas formas: com a compreensão de que o esporte e a cultura contribuem para o desenvolvimento pleno do indivíduo; com o estímulo à pesquisa; com o uso de tecnologia educacional para aumentar o interesse em conhecer, descobrir e aprender e com eventos em que o aluno convive, interage e cresce.

 

Um ensino voltado para a vida. Todo dia, dentro e fora da sala de aula. Na sala de aula o aluno da COOEPS aprende, questiona e pensa. Fora dela, participa de inúmeras atividades que ajudam o que foi aprendido e criar hábitos saudáveis de convivência e respeito.

Fundamental Anos Finais 

Quando nos reportamos à II Fase do Ensino Fundamental, estamos nos referindo aos estudantes que frequentam as classes de 6º ao 9º Ano. Nesta fase, priorizamos o uso de uma metodologia sociointeracionista com abordagens interativas visando desenvolver além dos conteúdos, os valores humanos, através de atividades e vivências que ajudam nosso aluno a enfrentar os desafios que a vida oferece com informações contextualizadas, instigando a curiosidade, a criticidade, a autonomia e a criatividade. A partir de agora, todos precisam estar conscientes e bem preparados para as próximas etapas de suas vidas, quando aumentam as responsabilidades.

 

Neste momento, mais do que permitir o acesso ao conhecimento, é importante para a COOEPS, fazer com que o pré-adolescente/adolescente aprenda a construí-lo. Por isso, a sala de aula é concebida como um espaço privilegiado de vivência de situações de aprendizagem enriquecedoras, onde focamos projetos e resolução de problemas para desenvolver as competências de cada educando.

Novo Ensino Médio

Chega um momento em que tudo aquilo que o aluno construiu em anos de preparação leva-o em direção a novos caminhos. É o momento de aprofundar conhecimentos, enriquecer experiências e buscar informações que ajudem a definir o futuro.

 

Se o trabalho de orientação na COOEPS começa desde a Educação Infantil, passando pelo Fundamental, aqui ele atinge se ápice. Por isso, ao mesmo tempo em que é estimulado a consolidar, aprimorar e aprofundar seus conhecimentos, aplicando-os à realidade econômica, social, política e cultural, com autonomia, responsabilidade, expressividade e ética, o aluno do Ensino Médio da COOEPS inicia a preparação para exames de admissão em faculdades e universidades. E recebe o que ele mais precisa nessa hora: apoio e orientação.

 

Orientar para a vida, direcionar para o futuro: Período de estudo intenso, o Ensino Médio é conhecido também por ser o momento da escolha profissional. Além de dominar os conteúdos que serão cobrados em vestibulares, os alunos empenham-se em pesquisar sobre carreiras, tendências de mercados, gostos e aptidões.


Essas decisões são fundamentais para a formação do aluno. Por isso, a COOEPS incrementa essa discussão sobre profissões desde muito cedo e, no Ensino Médio, aprofunda-as, com pesquisas sobre profissão, visita à universidades, testes e entrevistas com profissionais além de discussão em sala de aula. Tudo isso junto com um programa específico de orientação.

ed. infantil.jpg
fund1.jpg
fund2.jpg
medio.jpg
logo-eduall.png
bottom of page