gallery/logo pinhieiro

História COOEPS

 

 

 

Definir o que queremos, para onde vamos e como vamos não é possível sem antes compreender quem somos. E para tal, precisamos buscar nossa história, registrá-la para não perder de vista de onde viemos e aí sim definir para onde desejamos seguir.

A Cooperativa Educacional de Porto Seguro - COOEPS nasceu de forma inesperada e, por esse motivo, nasceu sem planejamento, sem a idealização do que seria ou de para onde caminharia.

 

 

 

 

 

Tudo começou com uma instituição antiga, cuja história não podemos negar ou esquecer, a Escola Frei Henrique de Coimbra - EFHC, que era uma escola idealizada e administrada por três respeitáveis educadoras: Sônia Parracho, Cleusa Cavalcante e Ivanete Cancela. Além de parceiras eram sócias no negócio que existiu por 21 (vinte e um) anos na cidade de Porto Seguro.

 

A EFHC teve uma história de sucesso e agregou durante sua existência excelentes educadoras e educadores. Tornou-se referência de educação em nossa cidade e, por isso o susto, quando em 02/11/2010 as sócias que ainda permaneciam no negócio, professoras Sônia e Cleusa, anunciaram que encerrariam as atividades, que aquele seria o último ano da instituição.

A notícia teve um impacto muito forte e as preocupações foram inúmeras: a tristeza pelo fim de uma história de educação construída durante tanto tempo, o destino de cada um dos funcionários, a recolocação no mercado de trabalho para alguns (principalmente os mais idosos e sem formação), enfim, a tristeza foi geral e coletiva.

 

 

 

 

Passada a angústia inicial, alguns colegas da escola anterior foram em busca de alternativas para solucionar o problema que se instalara. Os colegas Joab e Maricélia (in memorian) comentam então o pensamento de formar uma cooperativa de educadores, ideia que foi apoiada pelo professor Satiro, pois já tinha vivenciado uma experiência em outra cidade e que foi também bem recebida por outras pessoas. Joab então, juntamente com outros colegas, procuraram a COOEDUC (Cooperativa Educacional de Eunápolis), instituição que funciona há vários anos na cidade vizinha para conhecer a estrutura, como se organiza, ter noção do funcionamento.

 

Após essa visita aconteceram diversas reuniões com os professores da então EFHC. Vários apoiaram e receberam a ideia como uma nova oportunidade, mas não podiam deixar de perceber que tratava-se de um novo negócio e, como tal, gera riscos. Assim, outros colegas também preferiram não assumir o risco.

 

 

 

Algumas questões então se impuseram, como convencer os vinte e um sócios necessários para a fundação da Cooperativa, definir o Estatuto e as funções na Diretoria, a resposta das sócias para o aluguel do espaço, enfim. Já era fato entre os que decidiram abraçar o projeto que seria uma Cooperativa de Educadores para facilitar o gerenciamento.

 

Desse modo, no dia 29/11/10 foi assinada e reconhecida em cartório a Ata de Fundação da Cooperativa Educacional de Porto Seguro - COOEPS

gallery/efhc
gallery/cooeps - marca curvas - copia
gallery/logo pinhieiro
gallery/hist